top of page

O ambiente da ARENA DE ARTES

Pode chegar, a casa é sua!

Quando pensamos em criar a Arena de Artes, tínhamos em mente um lugar com o máximo de segurança e totalmente acolhedor. A ideia sempre foi extrapolar o contato entre alunos e professores para uma relação com a sociedade. Era imprescindível ser um ambiente bonito, funcional e que estimulasse a convivência entre as pessoas, atraindo até mesmo quem não fosse da escola.

Trabalhamos durante um ano para definir cada detalhe dentro desse conceito. E quando encontramos o lugar ideal para colocar a ideia em prática veio outro grande desafio: transformar tudo isso em um projeto arquitetônico. Como não abrimos mão de fazer arte com segurança, buscamos alguém que nos desse a melhor assistência.

A arquiteta e engenheira civil Cinthia Cardoso é quem traduziu nosso sonho em cálculos, plantas, croquis e circuitos elétricos e hidráulicos. Cinthia entendeu e abraçou completamente nosso desejo de que as pessoas se apropriassem do espaço e, como ela diz, “a arquitetura pode estimular esse laço”. O fato de ter feito aulas de circo por um ano facilitou a compreensão da ideia toda.

Por outro lado, ela teve muito o que pesquisar, pois a engenharia civil, de maneira geral, não tem cálculos específicos de como a estrutura do lugar reagiria à força exercida pelos equipamentos que utilizamos, como tecido, lira e trapézio. E também não há uma legislação específica para escolas de circo, por isso procuramos nos adequar a todas as leis em que a escola se enquadrasse de alguma forma.

Lembrar de todo esse período de planejamento e construção, dos três meses que passamos em obras com oito ou nove equipes trabalhando simultaneamente, só aumenta a satisfação de vermos nossos alunos e visitantes aproveitando cada espaço que criamos. Essa sempre foi a ideia de escola.

Fique à vontade, a casa é sua...


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page